Eventos » DESAFIO DAS SERRAS OFF ROAD EXTREMO TERCEIRA ETAPA

DESAFIO DAS SERRAS OFF ROAD EXTREMO TERCEIRA ETAPA

20 de outubro de 2018

Araruna - PB

Modalidades:
  • 9KM
  • 21KM
  • 42KM
  • Trail Run Trio 9km
  • MTB CUP
  • MTB DUPLAS
  • MTB TURISMO
  • 5km
Organização: HISPORTS EVENTOS ESPORTIVOS

Cronometragem: ChipTiming Natal

Visite a página oficial do evento

Breve descrição

Circuito de Corrida de Montanha e Moutain Bike realizado em 3 etapas no Rn e PB.

Resumo do regulamento

O evento
DESAFIO DAS SERRAS OFF ROAD EXTREMO
CIRCUITO 2017
O Desafio das Serras Off Road Extremo é um circuito com 3 etapas envolvendo as modalidades de Corrida em trilha e Mountain bike, com suas datas especificadas abaixo:
? Primeira Etapa: Serra de São Bento/Rn, dias 7 e 8 de abril de 2018;
? Segunda Etapa: Monte das Gameleiras/Rn, dias 21 e 22 de julho de 2018;
? Terceira Etapa: Araruna/Pb, dias 20 e 21 de outubro de 2018.
Em caso de força maior, por alguma questão climática ou que ofereça risco real para os atletas e organizadores do evento, serão reunidas as equipes de produção do evento e os órgãos públicos envolvidos, como Corpo de Bombeiros e Policia Militar, para analisar a manutenção ou cancelamento do evento, não cabendo nenhum tipo de ressarcimento por parte da organização do evento, aos atletas e participantes.
Todo atleta deverá enviar por e-mail (hisports16@gmail.com), até 48h antes do evento, o atestado de aptidão física, emitido por um médico cardiologista, liberando-o a participar do evento, declarando estar em plenas condições físicas para a competição. Caso o atleta não envie esse documento, o mesmo estará isentando totalmente a organização da prova de possíveis ocorrências quanto a não observância de suas próprias limitações físicas e psicológicas, sendo ele (o atleta) o único responsável por eventuais problemas desta natureza que vier a ocorrer com ele próprio.
As provas oferecidas nas três etapas serão:
? Trail Run 9km;
? Trail Run 21km;
? Trail Run 42km.
? Trail Run Trio 9km
? MTB CUP
? MTB DUPLAS
As provas de Trail Run, sempre ocorrerão aos sábados, e as provas de MTB sempre ocorrerão aos domingos. Com isso, as datas das provas serão as seguintes:
Etapa Serra de São Bento
? Trail Run 9km, 21km, 42km e Trio, dia 07 de abril de 2018 com largada pela manhã, horário a ser confirmado em breve;
? MTB e MTB Duplas, dia 08 de abril de 2018 com largada pela manhã, horário a ser confirmado em breve.
Etapa Monte das Gameleiras
? Trail Run 9km, 21km, 42km e trio, dia 21 de julho de 2018 com largada pela manhã, horário a ser confirmado em breve.
? MTBe MTB duplas, Serra de São Bento, dia 22 de julho de 2018 com largada pela manhã, horário a ser confirmado em breve.
Etapa Araruna
? Trail Run 9km, 21km, 42km e trio, dia 20 de outubro de 2018 com largada pela manhã, horário a ser confirmado em breve.
? MTB e MTB duplas, Serra de São Bento, dia 21 de outubro de 2018 com largada pela manhã, horário a ser confirmado em breve.
REGRAS GERAIS
1. REGRAS GERAIS DO EVENTO
A. Regulamento – Todo competidor é obrigado a ter conhecimento deste regulamento. Ao solicitar a inscrição, o competidor deve ler o documento. Os inscritos na competição estão automaticamente de acordo e aceitam todos os termos deste regulamento assim como todas as regras descritas e estipuladas.
B. Hidratação – Todo atleta deverá ter obrigatoriamente um reservatório para abastecimento de água, que será reabastecido pelas equipes de apoio, nos pontos de hidratação indicados no simpósio técnico< quando houver, ou nas redes sociais e através de e-mail. Não serão distribuídos garrafas ou copos de água durante os percursos. Sugerimos uma mochila de hidratação ou uma Squeezer.
C. Percurso – O competidor é obrigado a permanecer na trilha designada pela organização, sob pena de punição ou desclassificação para quem burlar o percurso. O uso de atalhos é proibido. É de responsabilidade do atleta ter conhecimento e permanecer no percurso designado.
D. Ajuda – Não será permitido o uso de apoio externo de qualquer espécie. Entretanto, os competidores de uma mesma modalidade poderão dar ajuda uns aos outros, sendo limitados a água, comida e primeiros socorros.
E. Conduta – O comportamento inadequado, o uso de linguagem abusiva e agressão verbal ou de qualquer espécie são casos de advertência/banimento do atleta em questão. Esta regra vale em todas as modalidades, seja com outros atletas, staffs, equipe médica ou membros da organização.
F. Protestos – Os protestos de qualquer natureza devem ser submetidos em até 15 (quinze) minutos após a divulgação dos resultados, que é feita pela organização em um painel designado especificamente para este fim. Os protestos devem ser submetidos por escrito e assinados pelo acusador. Acusações formais contra outros atletas também devem ser feitas por escrito e descrever o caso com precisão. Todos os protestos serão investigados.
G. Penalidades – Serão determinadas pela severidade da infração. A penalidade máxima será desqualificação dos resultados do evento e/ou perda de premiação em dinheiro (quando houver) e/ou pontuação de ranking (quando houver).
PUNIÇÃO
9K
21K
42K
MTB
MÍNIMA
2min
4min
8min
2min
MÉDIA
4min
8min
16min
4min
GRAVE
8min
16min
32min
8min
GRAVÍSSIVA
Desclassificação
Desclassificação
Desclassificação
Desclassificação
*A decisão da gravidade da ocorrência ficará a critério da organização, em decisão soberana, não cabendo recurso.
H. Tempo Limite – O tempo limite obrigatório será de acordo com o quadro abaixo:
Trail Run 9km
2 horas
Trail Run 21km
4 horas
Trail Run 42km
8 horas
MTB CUP
4 horas
*O tempo limite poderá ser alterado para mais, em alguma etapa específica, dependendo dos percursos que serão definidos.
O atleta que não cruzar a linha de chegada dentro deste tempo estará desclassificado, sendo convidado a se retirar da prova. Após o tempo limite, o atleta que optar por permanecer na prova será responsável pela sua segurança, isentando a organização de qualquer dano pessoal causado nesse período.
I. Cronometragem – A cronometragem será realizada por uma equipe específica e poderá ser através de Chips ou manualmente, através de mecanismos de controle manual. Caso seja através de Chip, os mesmos serão entregues no kit. Caso os chips eletrônicos utilizados na cronometragem da prova sejam retornáveis, os mesmos serão entregues na arena do evento, 1h antes da largada e deverão ser devolvidos imediatamente após o término da competição. Para este caso, cada atleta recebe um chip vinculado ao seu CPF e se responsabiliza pelo mesmo. Os atletas que não devolverem o chip estão sujeitos a receber multa e cobrança via boleto no valor de R$ 80,00. Casos de chips perdidos durante a prova ou não previstos neste regulamento serão analisados individualmente pela organização. O Chip deverá ser usado corretamente. Caso o atleta tenha dúvidas, deverá perguntar para um funcionário da organização como proceder. O uso inadequado do chip poderá acarretar em falhas na cronometragem ou mesmo na ausência do tempo do atleta, sendo ele, neste caso, o responsável pelas consequências.
J. Alteração – O atleta poderá solicitar mudanças referentes à camisa e modalidade em até 30 dias antes do evento, mediante pagamento da taxa de $30,00 (trinta reais), que deverá ser depositada na conta indicada pela organização do evento. Após esse prazo, não será possível mais efetuar qualquer alteração na inscrição. Enviar e-mail para inscricoes@hisports.com.br
L. Premiação – O atleta com direito a premiação deverá retirar as medalhas, troféus e demais artigos oferecidos pela organização durante a cerimônia de premiação. Caso contrário, poderá perder o direito aos prêmios.
M. Kit do atleta – Os kits deverão ser retirados nas datas, locais e prazos divulgados pela organização da prova, mediante apresentação de documento de identificação com foto. Ao receber o kit, o atleta deverá conferir o conteúdo. Não haverá entrega posterior, mesmo para os que desistirem de participar da competição, a qualquer tempo. Caso o atleta necessite que seu kit seja retirado por terceiros, é necessário que a terceira pessoa esteja de posse do documento de identificação do atleta que irá participar da prova.
N. Termo de responsabilidade – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o termo de responsabilidade devidamente assinado. A não entrega do termo pode acarretar na não participação do atleta na prova, de acordo com a avaliação soberana da organização. O termo também estará disponível no momento da entrega de kit para o atleta assinar.
O. Comprovante de Inscrição – Todo atleta é obrigado a apresentar na entrega de kit o comprovante de inscrição que recebe pelo e-mail como confirmação da mesma. No caso de não receber o comprovante o atleta deve entrar em contato com desafiodasserras@gmail.com.
P. Cadastro e dados – O participante autoriza a utilização dos seus dados cadastrais pela organização em suas próximas ações de marketing. Também concede à mesma os direitos de utilização de sua imagem e voz para fins de divulgação e publicidade dos eventos.
Q. Material – Todo o material de uso desportivo pessoal deve ser de propriedade do atleta. A organização não fornecerá equipamentos, salvo os entregues junto ao kit de atleta. A
organização da prova não se responsabiliza por qualquer extravio de material pessoal ou prejuízo que porventura os atletas venham sofrer durante a participação no evento.
R. Numeração – O número do atleta é pessoal e intransferível. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá um acréscimo de 5 minutos no tempo final da prova. Não é permitida qualquer alteração e mutilação neste número, sob pena de desclassificação.
S. Riscos – O participante assume, por livre e espontânea vontade, os riscos e suas consequências decorrentes da sua participação na prova, sejam eles danos morais, físicos, materiais ou de qualquer natureza. Fica a organização, bem como quaisquer dos patrocinadores e apoiadores envolvidos, isentos da responsabilidade.
T. Decisões Soberanas – As dúvidas ou omissões deste regulamento serão dirimidas pela comissão organizadora de forma soberana, não cabendo recursos a essas decisões.
U. A organização pode alterar o conteúdo deste regulamento a qualquer momento sem aviso prévio.
1.1 REGRAS ESPECIAIS PARA A PROVA TRAIL RUN 42KM
A. Para a prova de Trail Run de 42 km há uma lista de equipamentos de uso obrigatório que não serão fornecidos pela organização do evento. É de inteira responsabilidade dos participantes providenciar os itens listados abaixo. Será feita uma checagem desta lista para todos os que alcançarem tempo para subir no pódio. O atleta que não estiver com estes itens na hora da chegada, poderá ser desclassificado.
ITENS OBRIGATÓRIOS
? 01 apito
? 01 squeezer ou mochila de hidratação
? 01 Cobertor de emergência (lençol de alumínio)
? Kit de primeiros socorros com:
? Compressas de gaze esterilizadas (mínimo de 1 pacote com 10 unid. cada);
? Atadura de crepe (mínimo de 1 pacote com 1,80m x 10cm);
? Esparadrapo (mínimo de 3m x 2cm)
? Bactericida ex.: Mertiolate (mínimo de 5g)
SUGESTÃO DA ORGANIZAÇÃO (EXTRA)
? 01 Espelho para sinalização de resgate
? 01 Lanterna
? Pinça e tesoura
? Purificador de água (suficiente para 10 litros)
2. SINALIZAÇÃO DE PERCURSO
A organização da prova realiza a marcação do percurso com três itens:
- Fitas Zebradas;
- Cal;
- Placas.
A. Os atletas devem estar sempre atentos a esses itens durante a prova, pois devido a vandalismo ou força da natureza, eventualmente algum desses itens podem estar fora de lugar, caídos no chão, ou ter sido removidos, porém, sempre haverá mais de um item para que o atleta possa se orientar.
B. O atleta não fica mais que 150 metros sem ver alguma sinalização da prova, caso isso aconteça é porque o mesmo está na direção errada. Retorne ao último ponto que estava sinalizado e observe com cautela a direção correta.
C. Ao atleta não cabe nenhum tipo de recurso ou protesto por ter errado o percurso.
D. Apenas será levado em consideração se mais de 20% dos atletas também errarem o percurso no mesmo ponto.
3. PONTOS DE APOIO E HIDRATAÇÃO
9km: 1 ponto de hidratação, entre o km 4 e 6;
21km: 1 ponto de hidratação e 1 ponto de abastecimento, o primeiro entre o km 7 e 9 e o segundo entre o km 15 e 18;
42km: 4 pontos de hidratação e 2 pontos de abastecimento. Pontos de hidratação por volta do km 9, 21, 32, 37. Pontos de abastecimento no km 16 e no km 26;
MTB CUP: 1 ponto de hidratação no km 21.
Observação 1: Ponto de hidratação haverá apenas água e ponto de abastecimento haverá além de água, refrigerante, suco, energético, goiabada com açúcar, biscoito recheado com goiaba e frutas.
Observação 2: Os pontos de hidratação e abastecimento podem mudar, portanto, a participação no simpósio técnico é de fundamental importância para que o atleta esteja bem informado.
4. SIMPÓSIO TÉCNICO
A participação no simpósio técnico é de fundamental importância para que todos os participantes fiquem por dentro de todos os detalhes da prova, incluindo, marcação de percurso, pontos de bifurcação, pontos de apoio, áreas de risco, dentre outras informações. O atleta que não participar do simpósio técnico, não tem direito a qualquer tipo de recurso após a prova.
5. RESPONSABILIDADES GERAIS DO ATLETA
A. O atleta deverá permanecer durante todo o percurso da prova portando os itens obrigatórios e a qualquer momento um membro da organização poderá solicitar a verificação destes itens, seja na largada ou no meio do percurso. Podendo ser penalizado caso algum item esteja faltando.
D. O atleta que perder, não portar, ou por qualquer outro motivo não apresentar o número de peito com a checagem dos postos de controle no final da prova, será automaticamente desclassificado.
E. O atleta deve ser autossuficiente, ou seja, responsável pela sua própria hidratação e reposição de energias/nutrientes durante a prova, independente dos suprimentos disponibilizados pela organização da prova.
F. O abastecimento de água será feito no reservatório do atleta. Não haverá distribuição em copos descartáveis, nem entrega de copo e garrafas d´água.
6. INFORMAÇÕES DAS MODALIDADES
A. Nenhum atleta poderá mudar a modalidade e/ou distância da sua prova, nem transferir a inscrição para outro atleta. As inscrições são pessoais e intransferíveis. Sem exceções. Cada atleta deverá ser responsável pela escolha de sua distância, modalidade e evento, além de ler atentamente o regulamento antes de proceder com seu pedido de inscrição.
B. O número do atleta deve ser usado da seguinte forma:
CORRIDA: A frente do corpo, preferencialmente, na altura do peito. O atleta que não estiver com seu número na frente do corpo será advertido. Em caso de reincidência, ele sofrerá uma
penalidade mínima. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá penalidade média no tempo final da prova.
MTB: Na frente da bike, na altura do guidão. O atleta que não estiver com seu número na frente será advertido. Em caso de reincidência, ele sofrerá uma penalidade mínima. Em caso de perda do número, o atleta sofrerá penalidade média no tempo final da prova.
MTB Dupla: O atleta não pode estar a mais de 2 minutos de sua dupla. O tempo considerado na cronometragem será do último atleta da dupla a cruzar a linha de chegada.
TRAIL RUN EQUIPE: O atleta não pode estar a mais de 100 metros de sua equipe. O tempo considerado na cronometragem será do último atleta do trio a cruzar a linha de chegada.
7. RANKING
A. A cada etapa que o atleta participar, o mesmo ganhará pontos de acordo com sua colocação e ao final do circuito, concorrerá ao título de REI E RAINHA DAS SERRAS, mais troféu especial e premiações extras que serão divulgadas ao longo do circuito.
B. Para poder concorrer ao ranking, obrigatoriamente o atleta deverá participar de pelo menos 2 etapas, podendo utilizar 1 etapa para descarte, caso o mesmo participe das 3 etapas do circuito 2018.
C. Será considerada para efeito de cálculo, a soma de apenas 2 etapas, sendo neste caso, as de melhores pontuação do atleta.
D. O atleta que participar das 3 etapas, poderá descartar uma delas a título de pontuação, neste caso, será descartada a etapa de menor pontuação alcançada pelo mesmo.
E. Serão premiados os 3 atletas com maior pontuação de cada prova, no masculino e no feminino.
F. Para somar pontos o atleta deverá estar entre os 10 primeiros de sua prova, caso o atleta não fique entre os 10 ou desista durante a competição, a pontuação será considerada 0 (zero), mas o atleta NÃO é eliminado do ranking.
G. Cada prova terá seu ranking separado, sendo assim, o atleta dos 21km não concorre com o atleta dos 42km e assim respectivamente.
H. O atleta que mudar de prova no decorrer do circuito, terá sua pontuação zerada e será aberta uma nova contagem de pontos.
I. Tabela de pontos
ETAPA 1 ETAPA 2 ETAPA 3 SERRA DE SÃO BENTO MONTE DAS GAMELEIRAS ARARUNA 1º Lugar
100
100
100 2º Lugar
90
90
90 3º Lugar
75
75
75 4º Lugar
65
65
65 5º Lugar
55
55
55 6º Lugar
50
50
50 7º Lugar
45
45
45 8º Lugar
40
40
40 9º Lugar
35
35
35 10º Lugar
30
30
30
*A tabela é válida para todas as provas (Trail Run 9km, Trail Run 21km, Trail Run 42km, Mtb Cup, Mtb dupla e Trail Run equipe).
8. PREMIAÇÃO
B. Os cinco primeiros atletas, no masculino e no feminino, saem automaticamente da categoria de idade e são denominados “ELITE” e serão premiados como tal, da seguinte forma:
TRAIL RUN
9km
21km
42km
1º Lugar
troféu
troféu
troféu
2º Lugar
troféu
troféu
troféu
3º Lugar
troféu
troféu
troféu
4º Lugar
troféu
troféu
troféu
5º Lugar
troféu
troféu
troféu
C. A. Haverá subdivisão de categorias por faixas etárias do trail run, da seguinte forma:
Até 29 anos
30 a 39 anos
40 a 49 anos
50 a 59 anos
+ de 60 anos
* Os 3 primeiros atletas no masculino de cada faixa etária, receberão medalhas.
D. Na categoria Trail Run equipe, haverá premiação com medalhas para as 3 primeiras equipes.
E. A equipe deverá ter 3 atletas e em sua composição deverá ter obrigatoriamente 1 pessoa do sexo oposto, ou seja, 2 homens e 1 mulher ou 2 mulheres e 1 homem.
MTB
A. Haverá subdivisão de categorias por faixa etária, apenas para a categoria Masculina da seguinte forma:
Até 29 anos
30 a 39 anos
40 a 49 anos
50 a 59 anos
+ de 60 anos
* Os 3 primeiros atletas no masculino de cada faixa etária, receberão medalhas.
B. Na categoria feminino, a premiação será geral, do 1º ao 5º lugar
MTB
MTB DUPLA
1º Lugar
troféu
troféu
2º Lugar
troféu
troféu
3º Lugar
troféu
troféu
4º Lugar
troféu
troféu
5º Lugar
troféu
troféu
C. Todos os atletas que completarem a prova dentro do tempo limite recebem medalha de conclusão da prova. Não serão entregues medalhas de qualquer espécie ao atleta que cruzar a linha de chegada após o tempo limite.
9. RESULTADO DA PROVA E RECURSO
A. Tão logo a equipe de cronometragem apure os resultados finais de cada categoria, os mesmos serão anunciados e apresentados, para avaliação dos atletas interessados. Recursos serão aceitos durante a prova ou até 15 minutos após a divulgação do resultado. Passado este prazo, o mesmo será homologado pela organização e divulgado como oficial. Somente serão aceitos recursos por escrito. Não serão aceitos recursos coletivos.
B. CRITÉRIO DE DESEMPATE
Em caso de empate ao final do circuito, os critérios adotados seguem a seguinte ordem, sendo a sequência das ações usadas apenas caso exista necessidade:
? Valerá o melhor tempo na última etapa participada;
? A atleta mais velha, prevalecerá sobre a atleta mais nova.
10. PAGAMENTO E INSCRIÇÕES
A. As inscrições serão feitas pelo site www.desafiodasserras.com
B. Prazos para confirmação de pagamento: - Pagamentos via boleto bancário tem o prazo de até 5 dias após o pagamento para serem compensados no sistema. - Pagamentos via cartão de crédito são aprovados em 5 minutos.
C. Os pagamentos feitos com boleto após do vencimento não serão reconhecidos.
11. CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO
A. O atleta inscrito poderá solicitar o cancelamento de sua participação na prova em até 7 dias após a confirmação de sua inscrição. Será descontado o valor de R$ 30,00 e o saldo, depositado em conta indicada pelo atleta.
B. Após 7 dias, o atleta não terá direito a qualquer ressarcimento.
C. O reembolso do valor será feito em até 30 dias da data da confirmação do pagamento.
D. Cancelamento com menos de 30 dias da realização do evento não será devolvido nem ressarcido qualquer valor.
E. O participante declara estar ciente das regras e está apto à participar da competição.
Publicidade
ChipTiming Número de Peito
Gatto de Rua